Tag 50% - 2025
- Michelle Leonhardt
- Jul 2
- 4 min read
Updated: Jul 14
Chegamos ao fim da semana 26 do ano e com ela chega a brincadeira da tag 50%. Até agora li 12 livros e estou terminando outro. Sem mais delongas, vamos entrar na brincadeira:
01. O melhor livro que você leu até agora
Difícil escolher o melhor livro quando mais de um se destaca. Como sou super fã da ficção histórica é meio natural que o melhor seja desse gênero. Até agora tive duas leituras que eu julguei 5⭐: "A viajante da noite" e "O sal das lágrimas".
Achei ambos ótimos, mas confesso que "A viajante da noite" gostei mais, me senti um pouco mais envolvida. Aprendi mais sobre fatos históricos pois temos diferentes épocas e cenários durante a narrativa.
Vencedor: "A viajante da noite" - Armando Lucas Correa (resenha)
02. A melhor continuação que você leu até agora
Temos aqui um espaço em branco nessa tag literária. Até agora não li nenhuma continuação, mas sigo de olho em algumas que quero continuar e até tenho aqui em casa na espera. Vou ficar devendo para o ano que vem.
Vencedor: -
03. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito
Não acompnahei muito os lançamentos recentes, confesso. tem um que minhas amigas andam comentando, então colocarei ele.
Vencedor: "Terra Partida" - Clare Leslie Hall
04. O livro mais aguardado do segundo semestre
Para o segundo semestre eu já estou de olho em um de ficção histórica que vai ser lançado pelo grupo Autêntica que chama "A parteira de Auschwitz" e lança em agosto. ou então "The only night in London" que deve sair pela Gutemberg ainda esse ano.
Vencedor: "The only night in London" - Lily Graham
05. O livro que mais te decepcionou esse ano
Nem só de boas surpresas se faz um semestre de leitura. Algumas apostas acabam não entregando o que prometem, né? Ou pelo menos não terminam do mesmo modo como começaram, ou seja, a leitura é legal mas o final desanima um pouco. Eu posso dozer que dois dos livros que eu li me decepcionaram um pouco: um pelo excesso de alguns tipos de expressões e outro pela narrativa que me deixou presa até quase o final para meio que morrer na praia.
Vencedor: "A garota roubada" - Tess Stimson (resenha)
06. O livro que mais te surpreendeu esse ano
Gosto quando um livro consegue me tirar do eixo - e foi exatamente o que aconteceu na minha última leitura da Kristin Hannah. A trama toda parecia seguir por um caminho até que uma reviravolta totalmente inesperada mudou tudo. Fui pega de supresa e... adorei isso!
Vencedor: "Tempo de regresso" - Kristin Hannah (resenha)
07. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente)
Ela já tem uma carreira consolidada e livros premiados, mas foi só nesse semestre que tive meu primeiro contato com a escrita da Ruta Sepetys - e que descoberta incrível.
Vencedor: Ruta Sepetys (com "O sal das lágrimas") (resenha)
08. A sua quedinha por personagem fictício mais recente
Eu não costumo me apaixonar por personagens literários. Mas esse ano consigo colocar um nome nessa categoria. Em termos românticos, pelo menos. Alguém que eu namoraria.
Vencedor: Iwan, do livro "Sete anos entre nós" da Ashley Poston.
09. Seu personagem favorito mais recente
Alguns personagens nos marcam pela força, pela vulnerabilidade, pela trajetória ou simplesmente por serem incrivelmente bem construídos. Para vencedor dessa categoria escolhi aquela que me deixou de boca aberta, por tudo que citei acima. Ela tem todas as qualidades: força, trajetória, vulnerabilidade e boa contrução.
Vencedor: Helen, do livro "A inquilina de Wildfell Hall" da Anne Bronte. (resenha)
10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre
Não chorei em nenhuma leitura do primeiro semestre. Até porque não sou de chorar lendo. Mas teve uma leitura que mexeu comigo de um jeito profundo e a emoção bateu sim, apesar do choro mesmo não ter vindo.
Vencedor: "O sal das lágrimas" da Ruta Sepetys. (resenha)
11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre
Sabe aquele livro que deixa um leve sorriso no rosto quando a gente fecha a última página? Pois foi isso que aconteceu com o vencedor dessa categoria. Um livro bem levinho e que me levou a pensar bastante sobre o tempo...
Vencedor: "Sete anos entre nós" da Ashley Poston. (resenha)
12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora
Não vi nenhuma adaptação de nenhum livro lido no primeiro semestre então nessa categoria vai ficar um filme que eu sei que é adaptação literária, embora eu não tenha lido o livro ainda, vale?
Vencedor: "O pior vizinho do mundo" ou também chamado "A man called Otto" que foi adaptado do livro "Um homem chamado Ove" do Frederik Backman.
13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo)
Escrever sobre uma leitura é uma forma de revivê-la e de memorizar as emoções sentidas durante a leitura. Entre todas as resenhas que produzi nesse semestre, tem uma que ficou especialmente querida para mim pois é sobre um livro que ainda não foi publicado aqui de uma autora que eu gosto bastante.
Vencedor: "All the flowers in Paris" da Sarah Jio. (resenha)
14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano, até agora
Não comprei e nem ganhei muitos livros esse ano. Mas tem um que eu ganhei que gostei da edição.
Vencedor: "1984" pela edição da Darkside.
15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
A pilha de livros que eu passo o olho e coloco naquela lista de "um dia preciso conhecer essa história" só aumenta (os dilemas de quem gosta de ler, né?). Separei dois que, no momento, estão chamando muito minha atenção...
Vencedores:
"A guardiã dos finais felizes" - Barbara Davis (que capa é essa meus amigos...)
"A luz entre oceanos" - M. L. Stedman (tem filme - que eu já vi - e tem aquele ar melancólico, aquele drama de chorar...)
Com uma menção honrosa para:
"O clube do livro do Bunker" - Anne Lyons (essa sinpse me pegou de jeito)
Essas foram algumas das minhas experiências literárias (e emocionais!) até agora neste ano - entre descobertas, surpresas e livros que deixaram marcas. Agora quero saber de você: qual foi a sua leitura mais marcante do semestre? Me conta nos comentários!
Comments