top of page
  • Black Instagram Icon

Resenha | Com o coração nas nuvens (Catherine Walsh)

  • Writer: Michelle Leonhardt
    Michelle Leonhardt
  • Jan 25
  • 5 min read

Updated: Jan 25

Olé leitores, tudo bem? Passando por aqui para deixar minhas impressões sobre o livro "Com o coração nas nuvens", da Catherine Walsh, publicado no Brasil pela editora Arqueiro.


Ficha da obra:


capa do livro "Um passo de sorte" da autora Jojo Moyes

Título: Com o coração nas nuvens

Autor:  Catherine Walsh

Editora: Arqueiro

Ano: 2024

Páginas:  408

Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐ (4.5/5)



Sinopse: Molly e Andrew são amigos há uma década e têm uma tradição particular. Todo ano, pegam o mesmo voo de Chicago para Dublin, na Irlanda, para estar com as respectivas famílias no Natal, e passam as sete horas e quinze minutos de viagem colocando o papo em dia.


Só que neste ano uma nevasca sem precedentes impede que eles embarquem. Molly não se importa – ela não está nem aí para o Natal –, mas Andrew é obcecado pela data e fica totalmente arrasado.


Então, em vez de fazer a coisa sensata e ficar com o amigo em Chicago para passar o feriado assistindo filmes de Natal e se entupindo de guloseimas, ela faz uma maluquice: promete fazê-lo chegar a Dublin custe o que custar. E a tempo para a famosa ceia da mãe dele.


As horas estão correndo. Mas Molly sempre tem um plano. E, desde que a combinação altamente específica de táxis, aviões, barcos, trens e ônibus obedeça ao cronograma, não há como dar errado.


Em meio a extravios de bagagem, conexões de um canto a outro de dois continentes e lembranças de suas viagens passadas, esses dois amigos que acham que nunca dariam certo como casal percebem que o universo pode ter outros planos – e que a magia do Natal pode ser muito romântica.




Espere uma história de Natal dessas de filme...


Como já é dito na sinopse, acompanhamos a história de Molly e Andrew, ambos moradores de Chicago mas de origem Irlandesa. Molly e Andrew possuem uma particularidade: apesar de serem amigos há muitos anos, só se encontram pouquíssimas vezes presencialmente durante a maior parte do ano. A amizade deles meio que funciona online a maior parte do tempo, mas eles se encontram fisicamente todos os anos quando pegam o avião para passar as festas na Irlanda, junto de suas respectivas famílias.


Esse ano, porém, uma nevasca sem precedentes atinge a cidade e a tradicional viagem dos amigos não parece que vai acontecer. Sem ter como embarcar para a Europa, Andrew está chateado (ele adora o Natal) mas sugere que eles passem o Natal juntos em Chicago mesmo, assistindo TV e comendo um monte de guloseimas. Molly, querendo proporcionar ao amigo o Natal que ele tanto ama junto de sua família, elabora um plano para levá-los até lá, custe o que custar.


Assim, entre taxis, aviões, barcos e trens, Molly e Andrew partem, estreitando os laços nesse percurso e, obviamente, entendendo que há ali mais do que uma simples amizade. Um pequeno spoiler aqui: eles querem ir de Chicago para Dublin, mas acabam parando na Argentina durante o trajeto, ou seja, loucura total!



Minhas impressões dessa leitura:


Todos os anos nessa época de festas eu procuro ler algum livro nessa temática natalina. Quase nunca encontro algo que realmente me atraia porque a maioria dos livros natalinos são de romances românticos (que eu não gosto muito).


Porém, essa premissa de viagem me chamou muita atenção. Achei que seria divertido como pano de fundo para um romance e, ademais, era a leitura do mês escolhida no clube que eu participo.


Bom... sobre a história: ela basicamente se divide em duas partes distintas: a viagem e depois as festividades de Natal (já no destino). A primeira parte toda é bem focada na caracterização da amizade entre a Molly e o Andrew, que nasceu justamente quando ambos fizeram essa rota sentados lado a lado no avião, dez anos atrás. Essa parte se divide em duas linhas temporais: vamos acompanhando, em flashback, cada ano em que eles voaram juntos e o avanço da vida deles no decorrer desse tempo. Enquanto eles colocam a conversa em dia em cada uma dessas viagens passadas, nós leitores aprendemos mais sobre cada um, seus romances, suas vidas, seus trabalhos, suas escolhas.


Ao mesmo tempo, a linha temporal presente vai mostrando essa última viagem e tudo que eles vão ter que fazer para chegar ao destino. Achei bem interessante a escolha da autora em fazer dessa forma pois ela vai nos entregando informações aos poucos para pautar os pensamentos dos personagens no tempo presente.


Eu realmente gostei demais dessa parte. Minhas amigas que leram comigo não gostaram muito, acharam que ficou cansativa, mas eu, particularmente, me diverti muito (a escrita toda tem muitos toques de humor).


A segunda parte acontece quando eles já estão no destino, junto de suas famílias. Nessa parte não há quebra da linha temporal e vamos acompanhando, principalmente, a família de Andrew, que mora em uma cidade bem do interior, onde todo mundo conhece todo mundo, sabe? Preciso dizer que a família de Andrew é aquela típica dos filmes natalinos tradicionais: ela é tão bagunçada quanto unida.


O romance entre Andrew e Molly vai se desenvolvendo entre esses dois ambientes: a casa de Andrew e a casa de Molly. Achei bem legal que todo o romance deles se desenvolve em meio ao caos que são as festas de final de ano, dentro de costumes bem diferentes e com pitacos de familiares por todos os lados.


Mas como nem tudo são flores....


Alguns pontos me incomodaram um pouco nessa trama: achei que ficou um pouco desbalanceado o equilíbrio entre as partes do livro. Realmente, a parte da viagem, por ter as cenas em flashback e por ter uma construção mais lenta da história de cada personagem, parece ter um ritmo muito mais lento que a parte das festividades. Por eu ter gostado mais da primeira parte, achei que a segunda ficou rápida demais. Não é a escrita que muda, é a quebra no espaçamento do tempo.


Confesso que Molly e Andrew me incomodaram um pouco também. Eu gostei deles como personagens dentro da trama, mas, individualmente, achei que algumas escolhas deles foram meio inexplicáveis. Normalmente livros que abordam mudanças grandes nas vidas de personagens são mais trabalhados e aqui, claro, o intuito era focar no Natal e tal, mas achei que muitas coisas ficaram "no ar", sem muito embasamento.


E gente: quem é que tem um amigo de 10 anos, cujas famílias moram relativamente perto, mas que nunca se visitaram? Acho até que é plausível isso acontecer, mas, ao mesmo tempo, também não é. Eles passam todos os anos o Natal nas suas cidades, viajam juntos e nem sequer foram visitar um ao outro no período de festas? Sei lá, achei um tanto estranho porque as famílias deles sabiam tudo sobre a outra pessoa mas nunca convidaram para ir em um jantar? São 10 anos, não 10 dias, né?


Mas acho que a intenção dessa autora era fazer algo bem leve, bem natalino mesmo, sem grandes preocupações com a realidade. Tenho a impressão de que se o leitor consegue abstrair essas coisas, ele vai amar a leitura. Infelizmente eu tive dificuldade em aceitar todas as coisas, então acabei avaliando com 4,5 estrelas: gostei muito, mas assim, não foi um favorito.


Levando em consideração as minhas crenças e particularidades leitoras, acho que é um tipo de livro legal para a época, leve, poucas cenas mais adultas, bem humorado, interessante, mas que funcionaria melhor em outro tipo de mídia (alô produtoras, daria uma excelente comédia romântica natalina, hein?). Não sei, acho que essa história requer elementos mais visuais para funcionar melhor.


De pontos positivos eu destaco a ambientação interiorana (principalmente), a muvuca familiar natalina que é muito legal de acompanhar e imaginar, a escrita muito bem humorada, a leveza da história no geral e o romance fofo.



Vale a pena ler?


Se você é do tipo que gosta de romance romântico na trupe friends to lovers, que não se importa com acontecimentos um tanto exagerados e curte uma festa de família cheia de tradições, esse livro vai te deixar bem feliz!


Se você está procurando um livro natalino leve e sem maiores aprofundamentos de personagens, se joga!



Até a próxima.

n.46

Comments


FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA DE EMAILS

© 2035 by Lovely Little Things. Powered and secured by Wix

  • Instagram
bottom of page