top of page
  • Black Instagram Icon

Resenha | Um passo de sorte (Jojo Moyes)

  • Writer: Michelle Leonhardt
    Michelle Leonhardt
  • Jul 14
  • 4 min read

Hoje trago as impressões de um livro que li e curti bastante. Bem diferente do que eu andava lendo nos últimos meses e muito gostosinho de ler, vem comigo....


capa do livro "Um passo de sorte" da autora Jojo Moyes

Título: Um passo de sorte

Autor:  Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2023

Páginas:  352

Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)


Compre na Amazon


Sinopse:  

"Sam não diria que está no melhor momento da sua vida, mas é grata pelo que tem, como seu emprego - que parece estar por um fio - e sua família, ainda que praticamente carregue todos nas costas. Ela sabe que basta um dia ruim para que tudo vá pelos ares - só espera muito que esse dia não seja hoje...

Nisha tem tudo com que sempre sonhou, e muito mais: um casamento com um homem incrivelmente rico, viagens internacionais, roupas de marca... Mas, agora que seu marido quer se divorciar, está prestes a perder tudo isso.

Os caminhos de Sam e Nisha nunca deveriam ter se cruzado, mas esse encontro vai mudar a vida das duas para sempre."



Um pouquinho mais da história, mas sem entregar nenhum spoiler...


Esse livro conta a história de duas protagonistas: Sam e Nisha. Sam é uma mulher de 45 anos que se sente velha, sem grandes esperanças. Ela é casada com Phil, um homem sofrendo uma forte depressão e mãe da jovem Cat, de 19 anos, que está naquela fase que tenta construir a sua própria vida independente.


"Sam está naquela idade, a idade em que todas as coisas erradas parecem ficar (a gordura, a ruga entre as sobrancelhas, a ansiedade), enquanto todo o resto (a segurança profissional, a felicidade conjugal, os sonhos) se esvai sem o menor esforço." - (p.10)

Nisha é o oposto de Sam, uma mulher de porte chique, com corpo tonificado de quem pratica exercícios físicos diariamente, a pele bonita e viçosa de quem esfolia e hidrata a pele com frequência, o cheiro caro de quem emana dinheiro dos poros. É casada com Carl Cantor, um homem rico que proporciona todo tipo de conforto que Nisha pode querer. Também é mãe de Ray, um jovem estudante de um colégio interno.


A vida de Sam e Nisha pode parecer não ter nada em comum, até o dia em que elas se encontram no vestiário da academia e trocam sem querer as suas bolsas. A partir desse encontro, que serve como gatilho, a vida das nossas duas protagonistas vai mudar completamente.


Acontece que dentro da bolsa de Nisha, Sam encontra um par de sapatos Louboutin chiquetérrimos que acaba precisando usar em uma reunião com clientes, já que da academia vai direto para o trabalho. Enquanto isso, em outro local da cidade, Nisha fica sabendo que perdeu tudo que tinha pois seu marido rico comunica que quer a separação e a deixa sem acesso a seus bens, completamente perdida, na sarjeta.


A partir daí, acompanhamos a história das duas protagonistas: todas as decisões tomadas por cada uma a partir do seu momento de vida e as consequências de todas essas decisões. Claro, ambas estão enfrentando momentos de crise nas suas vidas e precisam aprender a lidar com a dureza de suas realidades. Nisha precisa se redescobrir e vai trabalhar de camareira no hotel onde seu marido está hospedado, enquanto Sam precisa se redescobrir enquanto lida com o marido depressivo e o emprego em crise.



Minhas impressões:


Achei essa história bem legal. A história é bem fluída, bem fácil de ler. Cada capítulo nos é apresentado pelo ponto de vista de uma das personagens, alternadamente.


Dessa vez Jojo conseguiu me pegar já nas primeiras páginas por mostrar protagonistas tão plausíveis. Tanto Sam quanto Nisha são personagens do tipo que poderiam ser facilmente aquela sua vizinha, sua cliente, sua amiga, sua chefe. Eu não esperava, mas é uma história sobre mulheres, sobre o feminino, sobre sororidade. É um livro sobre amizade entre mulheres, sobre como os laços de amizade podem superar diferentes personalidades e experiências de vida.


Sabe aquele livro que parece um filme de sessão da tarde? É bem isso que você vai encontrar nessa leitura. Acompanhamos a jornada das duas personagens sofrendo transformações profundas e encontrando em suas amigas e uma na outra forças para seguir adiante.


A forma como Jojo conta essa história faz com que a gente torça pelas personagens (mesmo Nisha que, no início, parece mimada e enfadonha) e vibre ou chore com cada resultado positivo ou negativo que elas encontram pelo caminho. É impossível não se identificar com pelo menos uma das situações pelas quais elas passam: convivência com chefes tóxicos, medo de perder o emprego, temor e preocupação com a vida dos filhos, crise financeira, doença na família, medo do futuro, desânimo. Apesar dos temas pesados, também nos identificamos com a resiliência, a coragem, a luta...


Além disso, Jojo consegue encontrar um equilíbrio bem legal entre entretenimento e crítica social. A leitura é leve e com toques de humor, mas não é rasa: ela apresenta temas reais de forma sutil como, por exemplo, a diferença entre classes sociais, a negligência emocional nas relações, a invisibilidade da mulher perante a sociedade na medida em que passa a envelhecer.


A ambientação da história também é bem gostosa. Ao mesmo tempo em que temos um cenário urbano e contemporâneo, temos também um ambiente bastante intimista, onde pequenos gestos das pessoas que nos rodeiam são o que fazem a diferença.



Vale a pena ler?


Na minha opinião vale muito. Terminei essa leitura com uma sensação boa, de felicidade, quase a sensação de ser abraçada. Fiquei feliz pela maneira como o livro me fez pensar nas relações femininas, no valor da escuta e na importância de continuar em frente, mesmo quando a vida nos apresenta situações complicadas.



E você? Já leu esse livro? Vamos conversar nos comentários!


Até a próxima.

n.35

Comments


FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA DE EMAILS

© 2035 by Lovely Little Things. Powered and secured by Wix

  • Instagram
bottom of page