Recebidos - Aniversário 2023
- Michelle Leonhardt
- Jun 3, 2023
- 5 min read
Updated: Apr 25
Olá, tudo?
Meu aniversário é no mês de maio e esse ano eu resolvi fazer um aniversário mais zen, sem grandes eventos com familiares e amigos. Comemorei somente com a família mais próxima. Foi um no que eu estava cheia de compromissos pessoais e profissionais na época e organizar uma festa no meio disso tudo seria bem cansativo.
Mas esse não é o principal assunto desse post... já que ler é um dos meus grandes hobbies, quero registrar aqui são os livros que ganhei das amigas leitoras que fiz ao longo dos últimos anos e do grupo de leitura que participo. Como é o primeiro post desse tipo que escrevo, vou colocar aqui os títulos dos livros que ganhei e as expectativas que tenho sobre eles. Bora lá...

As pequenas Alegrias (Virginie Grimaldi) - Tenho uma expectativa imensa para essa leitura. O enredo fala sobre uma mulher em dois momentos diferentes da maternidade: a mulher que precisa aprender a ser mãe e também a mãe que precisa reaprender a ser mulher. Esse assunto da maternidade me toca muito profundamente e eu amo demais livros com essa temática. Dentre a lista de recebidos de aniversário, esse é o que mais me enche de expectativas. Expectativas bem altas!

A menina no escuro (Karen McQuestion) Esse livro é lançamento do final do ano passado e a premissa chamou muito a minha atenção. Só pela premissa (porque não ouvi muita gente falando desse livro) me parece ser algo que transita entre o thriller e o sobrenatural. Temos aqui uma vizinhança onde uma mulher avista uma garotinha lavando louça em plena madrugada na casa de uma família sem filhos. Ao se aproximar mais para tentar entender a situação, ela vê uma cena perturbadora. Daí por diante, junto com outra pessoa, ela decide investigar a situação dessa família e dessas pessoas. Expectativa média.

Morte no internato (Lucinda Riley) - Lucinda é uma autora que eu já conheço e gosto. Minha impressão é que ela escreve histórias movimentadas e interessantes. Tenho outros dela na estante pra ler mas esse foge um pouco do comum da escrita dela por se tratar de um romance policial. Tô bem animada com esse também e o círculo literário em geral fala super bem dele. Trata-se de uma morte que ocorre dentro de um internato em uma região remota que pode ter sido causada por um assassinato ou um acidente. A história promete uma investigação cheia de surpresas.... Expectativa alta.

Alguém que você conhece (Shari LaPena) - Esse livro também entra nessa linha do thriller, mas parece ser mais na linha da ação. Tenho outros livros dessa autora encalhados por aqui mas ainda não li nenhum. Aqui a premissa é de que o filho de uma das pessoas da vizinhança invade a casa de outra pessoa e bisbilhota o computador dela. Essa pessoa recebe uma carta anônima do pai ou mãe desse adolescente. Na sequência uma vizinha é assassinada.... e agora? Expectativa alta.

Toda água do mundo (Karen Raney) - Esse parece ser um livro daqueles de pegar muitos lenços. Conta a história de uma mãe e uma filha lidando com um câncer agressivo da filha, de apenas 16 anos e, aparentemente, com pouco tempo de vida. Já dá pra se imaginar que teremos o desenrolar dos dilemas e sentimentos não só de cada uma frente à situação, mas também a dinâmica do relacionamento das duas durante o
período que a filha ainda pode desfrutar da companha da mãe. Apesar de triste eu adoro histórias assim. Expectativas altas para médias.

O melhor da amizade (Lucinda Berry) - Aqui temos a história de três amigas que terão que enfrentar um acidente ocorrido com seus filhos onde um acaba morto, outro em coma e o terceiro traumatizado e sem querer falar sobre o ocorrido. Decidindo investigar o que, de fato, aconteceu na noite do acidente, elas começam a descobrir uma série de segredos e verdades que coloca em risco a relação entre elas. Nossa, a premissa desse me pegou de jeito. Expectativas altíssimas.

Órfãos de Amsterdã (Elle Van Rijn) - Então, fui presenteada com um livro cuja temática está entre uma das minhas preferidas, senão a preferida: guerra. Aqui temos a história de uma professora que decide ajudar as famílias de judeus no período da segunda guerra, entregando os bebês que cuida na creche para a resistência. Até que um dia algo acontece. A sinopse aqui não entrega o que acontece e eu não pesquisei mais para evitar pegar spoilers. Trata-se de uma história real e isso bota minhas expectativas para essa leitura muito altas mesmo. Quase nunca me decepciono com livros de guerra baseados em histórias reais, meu mindset fica focado em tirar as melhores lições da experência dessas pessoas.

O silêncio da casa fria (Laura Purcell) - Esse livro tem uma edição lindíssima e conta a história de uma recém viúva que se vê em uma mansão fria e isolada, lidando com estranhos acontecimentos dentro dessa casa, além de costumes muito peculiares. Não tenho muita experiência com os romances góticos e com essa atmosfera toda. Acho que o único livro que li nessa linha de romance gótico foi "O morro dos ventos uivantes" que eu amei. Expectativas médias para altas aqui.

Norte e Sul (Elisabeth Gaskell) - Aqui temos um clássico e também um calhamaço cuja história se passa na Inglaterra em plena revolução industrial. Me parece tratar do confronto entre o sul aristocrático e o norte industrial como pano de fundo para o desenvolvimento de um romance entre dois personagens. Eu já andava de olho nesse título faz algum tempo e estou com expectativas muito altas.
Por último e não menos importante, seguem duas trocas que fiz no skoob como presente de aniversário para eu mesma.

Operação família (Sarah Morgan) - Confesso que eu pedi esse livro meio na empolgação das amigas que leram recentemente e falaram bem, mas não diria que é meu tipo de enredo. Aqui teremos a história de uma mulher que tem tudo que a sociedade vê como sucesso mas, no entanto, se sente muito sozinha. Ela acaba por conhecer um homem viúvo que vem com uma bagagem: uma filha adolescente e uma criança menor. E ela vai viajar junto com eles de férias, como namorada do pai das meninas. Parece uma história bem fofinha, né? Expectativas: médio baixas.

Onde está Daisy Mason (Cara Hunter) - Mais um que rondava a minha lista de desejados e que ficou disponível para troca. No livro, temos a história de uma grande festa de família onde uma garotinha de 8 anos desaparece repentinamente. Ninguém sabe de nada, ninguém viu nada. Agora, um detetive vai precisar correr contra o tempo para desvendar o caso, antes que seja muito tarde. Expectativas médias para essa leitura. A sinopse é bem interessante mas a nota não é lá grandes coisas nas redes de leitura. Vamos ver!
E aí, o que acharam dos livros recebidos? Algum chamou atenção? Assim que eu for lendo, volto pra contar. Grande beijo.
Kommentare