Saiu o desafio 52 bookclub de 2026!
- Michelle Leonhardt
- 11 minutes ago
- 2 min read
Olá leitores!
Se você gosta de um bom desafio literário, chegou a hora de dar uma conferida no desafio 52 bookclub de 2026, uma proposta que, mais do que empilhar livros, te convida a explorar leituras fora da zona de conforto.
Já falei sobre ele por aqui antes (nesse post aqui), mas vale relembrar: o desafio consiste em 52 categorias únicas de leitura, cada uma sugerindo um tipo de livro diferente. A ideia é simples: associar um livro a cada sugestão e, assim, completar leituras ao longo do ano.
Mas o charme está nos detalhes. As categorias vão muito além do tradicional. Como o próprio site do projeto descreve:
"As sugestões abrangem tudo, desde palavras específicas no título até design da capa, autores, gêneros, cenários, temas, personagens, etc. Cada sugestão pede que você procure algo específico em um livro."
E é exatamente isso que me encanta nesse projeto. Ele combina categorias familiares com ideias completamente inusitadas, que vão fazer você olhar para a estante com outros olhos.
Para 2026, por exemplo, temos algumas categorias bem criativas:
"a biografia do autor menciona seu cachorro"
"que tenha um vizinho intrometido"
"de número 800 na classificação decimal Dewey".
E, claro, também há espaço para as clássicas categorias literárias, como:
"trope grumpy-sunshine"
"uma fantasia de livro único"
"que inclui um mapa".
O melhor de tudo é a liberdade: você pode ler em qualquer formato, idioma ou ordem. Pode repetir livros em várias categorias, pular, adaptar, o importante é deixar divertido para você, sem pressão!
Mais do que uma lista, o desafio acaba sendo uma jornada pessoal de descobertas. Eu amo a sensação de estar dentro de uma comunidade leitora tão acolhedora, que incentiva mais o prazer da leitura do que as regras do jogo.
Na página do desafio tem toda a explicação e até um guia das categorias, além de sugestões de leitura e templates (para quem gosta!).
Se você gosta de desafios literários, vale dar uma conferida, hein?






Comments