top of page
  • Black Instagram Icon

O voo da Bailarina | Resenha

  • Writer: Michelle Leonhardt
    Michelle Leonhardt
  • Jun 20, 2023
  • 3 min read

A indicação de hoje é sobre uma biografia que eu descobri através das recomendações de troca do Skoob. Era um livro que estava disponível e me chamou atenção pela questão do balé. Resolvi solicitar e foi uma ótima surpresa!


Essa leitura nós faz acompanhar as memórias de Mabinty Bangura, nascida em Serra Leoa. Acompanhamos sua trajetória desde o nascimento até mais ou menos seus 17 anos. Passamos pela sua condição na infância, no meio de uma guerra, o falecimento de seus pais, sua vida no orfanato e sua adoção por pais americanos, quando se transforma em Michaela Mabinty DePrince.


"Meus pais diziam que nasci com um grito agudo e uma personalidade espinhosa, como um ouriço africano. Pior ainda: eu era uma menina - e malhada, porque nasci com uma doença de pele chamada vitiligo, o que me fazia parecer como um filhote de leopardo. Mesmo assim, meus pais comemoraram minha chegada com alegria."

Permeando tudo isso, toda esse inicio de vida conturbado, Mabinty consegue achar uma válvula de escape, um sonho de uma vida melhor, através de uma fotografia tirada de uma revista. É dessa fotografia que surge sua fascinação, amor e dedicação pelo balé.


Confere a ficha técnica:


Título: O voo da bailarina

Autor: Michaela DePrince

Editora: BestSeller

Ano: 2016

Páginas: 272

Gênero: biografia

Título Original: Ballerina Dreams: from Orfan to Dancer

Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐


Sinopse: Com uma narrativa envolvente, O voo da bailarina é leitura essencial para a desconstrução dos rígidos estereótipos raciais e padrões de beleza presentes no competitivo mundo do balé. Nascida na Serra Leoa devastada pela guerra, os primeiros anos de vida de Michaela DePrince não foram fáceis. Após perder os pais de maneira brutal, a jovem foi abandonada pelo tio em um orfanato, onde ficou conhecida como a “número 27” e foi cruelmente apelidada de “criança demônio”, devido a uma condição de pele que faz com seu corpo pareça manchado.

A estadia no orfanato, no entanto, lhe forneceu uma bênção: foi lá que Michaela encontrou a capa de revista que determinaria seu futuro, estampada com uma linda bailarina na ponta dos pés. Adotada por uma família norte-americana que encorajou seu amor pelo balé matriculando-a em escolas de dança, Michaela DePrince daria início à emocionante trajetória rumo aos maiores patamares do balé mundial.



Opinião


Achei a leitura bem fluída pois o livro é curtinho e os acontecimentos na vida da Michaela são vistos rapidamente. Não deixam de ser importantes, mas o nível de profundidade na narrativa é menor, fazendo dele um livro leve, apesar das dificuldades e horrores vivenciados por Mabinty, principalmente na infância.


É facilmente uma leitura de uma tarde. Além da história, o livro tem fotos que ilustram os momentos narrados e os principais acontecimentos da vida da bailarina. A forma como foi escrito pode até ser considerada um pouco romantizada, mas certamente acho que isso é necessário para tornar a leitura leve. Levou 4 estrelas somente porque eu achei que podia ser mais longo e aprofundar mais em alguns aspectos.


Quem quiser procurar, a Michaela participou de um documentário chamado "First Position" que acompanha seis jovens bailarinos, de várias nacionalidades, entre 9 e 19 anos. Ele exibe o backstage de uma das maiores competições de ballet do mundo, o Youth America Grand Prix (YAGP) e tem como prêmio uma bolsa de estudos para a escola da escolha do bailarino vencedor. São 90 minutos que mostram as dificuldades físicas e emocionais dos participantes, além de entrevistas com pais, professores de balé e coreógrafos.


E olha só: a Michaela tem um site: https://michaeladeprince.com/


E aí, gostou?

Comments


FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA DE EMAILS

© 2035 by Lovely Little Things. Powered and secured by Wix

  • Instagram
bottom of page