O farol e a libélula (Jean E. Pendziwol)
- Michelle Leonhardt
- Apr 25
- 2 min read
Hoje trago um livro que já li faz algum tempo, mas que eu releria bem facilmente. Foi um livro que me marcou bastante. A minha história com esse livro começou quando eu vi a capa, que me chamou muita atenção. Arrisco dizer que eu comprei o livro pela capa, mas me surpreendi com o conteúdo.
Aliás, esse livro merecia muito mais destaque do que teve pois é maravilhoso. Não sei como ele não é panfletado pela comunidade literária!!!
No livro conhecemos a história de duas protagonistas no tempo presente: Morgan e Elisabeth.

Morgan é uma adolescente que foi criada em lares adotivos e que anda fazendo escolhas não tão certas na sua vida, se envolvendo com um pessoal mais barra pesada. Ela não conhece muito sobre seu passado, apenas lembra vagamente do seu falecido avô que ela gostava muito. Bem na linha do “diga-me com quem anda e te direi quem és”, ela aceita um desafio de um “amigo” de grafitar o muro de um lar de idosos e é pega pela polícia, fazendo com que a sua punição seja repintar o muro.
Neste lar mora uma senhora chamada Elisabeth que é cega. Esta senhora recentemente perdeu o irmão e a polícia entrega a ela diários antigos que pertenceram a seu pai.
Durante o período de reabilitação/punição de Morgan, as duas se conhecem. Morgan encontra sem querer algo que chama sua atenção dentro do quarto de Elisabeth. Aproveitando a presença da menina e o interesse dela por uma gravura que existe em seu quarto, Elisabeth pede que Morgan lhe ajude e leia para ela os diários encontrados.
A partir daí vamos mergulhar em um passado intenso, cheio de acontecimentos marcantes. Vamos descobrindo a história por trás do passado de Elisabeth ao mesmo tempo em que Morgan vai se reencontrando. Os acontecimentos do passado vão revelando uma história incrível e surpreendente (não quero dar muitos detalhes para não dar spoiler).
Bem, o que posso dizer: eu me encantei com o livro. A história tem uma aura um pouco melancólica, intercalando o presente e o passado. O cenário onde se desenrolam os acontecimentos do passado ajuda a criar esse clima. O cenário aqui é quase um personagem do enredo. O livro é muito bem ambientado para o enredo criado.
Enfim, apesar de não ser um livro tão conhecido e popular, é uma excelente obra para ser lida devagarzinho, com calma, aproveitando tudo que tem a oferecer. Lembro que passei muito tempo pesquisando sobre a região onde a história se passa.
Se alguém se interessar, foi publicado no Brasil em 2017 pela HarperCollins.
Comments