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Série Bullet Journal na prática #3: o registro rápido e os marcadores (ou bullets)

  • Writer: Michelle Leonhardt
    Michelle Leonhardt
  • Sep 26
  • 6 min read

Updated: Sep 30



Se você já ouviu falar sobre o método bujo, provavelmente já escutou os termos "registro rápido" e "marcadores" (ou bullets). Eles são uma parte fundamental da proposta criada por Ryder Carroll e ajudam a transformar páginas em branco em uma ferramenta prática e funcional de organização. Nesse post, vou explicar o que são esses elementos, como utilizá-los no dia a dia e porque fazem tanta diferença na hora de registrar suas tarefas, eventos e pensamentos de forma clara, rápida e eficiente.


"O registro rápido vai te ajudar a registrar a vida à medida que ela acontece para que você possa examiná-la."


O que é o registro rápido?


Quando escrevemos um diário, geralmente usamos o texto corrido. Ele nos fornece a estrutura para contar a história do nosso dia. Quando escrevemos uma lista de supermercado, utilizamos um sistema de marcadores. O que significa isso? Que, intuitivamente, já organizamos diferentes "categorias" de informação de maneiras que sejam mais fáceis de compreender.


O registro rápido é a linguagem do bullet journal, ou seja, é a forma de registrar as informações de quem opta por utilizar o método - é a forma proposta pelo autor para fazer o registro da sua rotina diária. E se chama assim justamente porque foi criado para ser rápido, visualmente fácil de encontrar cada tipo de informação e intuitivo.


Geralmente, nossas atividades diárias se resumem em:


  • Coisas que precisam ser feitas (chamamos de tarefas)

  • Coisas que aconteceram ou irão acontecer (chamamos de eventos)

  • Coisas que não queremos esquecer (chamamos de notas)


No método, cada uma dessas categorias usa um marcador (ou bullet) diferente.


O que são os bullets / marcadores?


"Se o registro rápido é a linguagem do bullet journal, os bullets são a sintaxe"

Os bullets são a forma de realizar o registro rápido. Servem para organizar visualmente e rapidamente cada uma das coisas que acontecem no nosso dia a dia.


Tarefas:


Como já foi dito, as tarefas representam todas aquelas coisas que precisam ser feitas, ou seja, necessitam uma execução. Dentro do método bujo, podemos elencar as diferentes características (ou estados) de uma tarefa: tarefas a serem realizadas, tarefas concluídas, tarefas postergadas, tarefas irrelevantes e até mesmo subtarefas.


Eventos:


Eventos são tudo aquilo que não necessita execução. Eles representam aquelas situações que acontecem conosco em algum ponto no tempo (geralmente específico). Por exemplo, podemos registrar eventos futuros (um compromisso com alguém, uma consulta médica) ou eventos passados (um encontro com alguém ao acaso em um café, um acontecimento marcante).


Notas:


Notas são as informações sobre determinadas tarefas ou eventos, ou seja, todas aquelas informações importantes que desejamos reter sobre um evento ou uma tarefa.


Por exemplo:


Vamos supor que em um determinado dia eu tenha fechado um contrato importante no trabalho em uma reunião que durou algumas horas, sendo o cliente bem importante para alavancar a empresa. No mesmo dia eu decidi comemorar em um bar com um casal de amigos que me contaram que estão esperando um filho. Ainda, eu precisava arrumar as malas para uma viagem no dia seguinte.


Utilizando o texto corrido como forma de registo, tal qual um diário, teríamos algo mais ou menos assim:



"Hoje tive uma reunião no trabalho muito difícil, que durou muitas horas. Felizmente, consegui fechar um importante contrato e acredito que esse contrato vai ser crucial para alavancar as atividades da minha empresa. No fim do expediente liguei para o João e a Maria para comemorarmos no bar tomando uns drinks pois eu estava muito feliz. A conversa estava boa mas percebi que Maria não aceitou dividir nenhum drink comigo. Estranhei e perguntei se ela estava bem. Então eles me contaram que estão esperando o seu primeiro filho. Que alegria! É um menino. Vai se chamar Jotalhão. Cheguei em casa cansada, mas ainda precisava arrumar as malas para o passeio de amanhã."



Podemos quebrar essa informação do dia na forma de uma lista com anotações:


  • Reunião (evento)

  • Durou algumas horas e foi difícil (nota que nao quero esquecer)

  • Cliente importante e vai alavancar a empresa (nota que não quero esquecer pois pode ser importante manter esse cliente em acompanhamento próximo)

  • Comemoração no bar com amigos (evento)

  • Estao esperando um filho que se chamará Jotalhão (nota que não quero esquecer)

  • Arrumar malas para passeio amanhã (tarefa)



Já dá para perceber que a lista mostra a mesma informação de forma mais visual, facilitando a localização e a revisão dessa informação em um momento futuro. Em um diário, podemos não lembrar direito a data em que tudo isso aconteceu. É possível que, alguns meses depois, queiramos lembrar quando será o parto do filho dos amigos. Utilizando um sistema visual, é possível fazer uma leitura dinâmica e encontrar mais facilmente essa informação dentro de um caderno.


E é aí que entra a mágica dos marcadores e do registro rápido. Os marcadores e o registro rápido servem para deixar o registro das informações desse dia ainda mais visualmente organizadas, através de símbolos específicos para cada categoria, como mostra a figura abaixo.


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Na figura, podemos ver que as tarefas são registradas usando um ponto ( • ), os eventos usam uma bolinha ( ° ) e as notas como um traço ( – ). Da mesma forma, as variações das categorias também tem os próprios símbolos sugeridos:


  • Tarefas concluídas são riscadas com um x por cima

  • Tarefas migradas são marcadas com setas (símbolo matemático de maior ou menor) para um lado ou para o outro, conforme para onde foram movimentadas

  • Tarefas irrelevantes são riscadas


As subtarefas de uma tarefa sofrem um recuo.


Com essas informações, já é possível fazer um registro rápido do mesmo dia descrito anteriormente, mas utilizando os marcadores básicos propostos pelo método (e considerando que já realizamos a tarefa):



° Reunião

– Durou algumas horas e foi difícil

– Cliente importante e vai alavancar a empresa

° Comemoração no bar com amigos

– Estão esperando um filho (que vai se chamar Jotalhão)

X Arrumar malas para passeio amanhã



Viu como ficou mais visual?



E dá pra fazer ainda mais visual?



Sim, dá! O método propõe outros marcadores para deixar ainda mais interessante:


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O marcador de prioridade ( ⁕ ) pode ser usado nas tarefas, justamente para deixar uma marcação visual de que uma tarefa tem uma maior importância em um determinado dia. O marcador inspiração ( ! ) tem como objetivo marcar notas, ou seja, quando alguma nota é importante, é uma inspiração, enfim... destacar uma nota de forma diferente de uma tarefa.


No exemplo, podemos querer destacar, por exemplo, que o nome do bebê será Jotalhão para que possamos encomendar uma camiseta tamanho bebê do time de futebol preferido do futuro papai. Utilizando o marcador de inspiração, a entrada ficaria assim:



° Reunião

– Durou algumas - difícil

– Cliente importante - alavancar a empresa

° Comemoração no bar com amigos

– Esperando um filho

! – Nome: Jotalhão

X Arrumar malas para passeio amanhã




E se eu quiser registrar algo diferente que o método não propõe?


O método bujo foi criado pensando na versatilidade. Marcadores personalizados são de grande valia para o ajuste e a flexibilização necessária do método. Um exemplo é quando uma tarefa foi iniciada em um dia, mas não foi concluída. Suponhamos que você gostaria de sinalizar que a tarefa está em andamento (por exemplo, eu comecei a arrumar as malas para o passeio, mas algumas roupas estão secando na máquina e só vou pegá-las amanhã).


Usando marcadores personalizados, a entrada poderia ficar assim:




° Reunião

  – Durou algumas - difícil

  – Cliente importante - alavancar a empresa

° Comemoração no bar com amigos

  – Esperando um filho

! – Nome: Jotalhão

/ Arrumar malas para passeio amanhã

• Pegar roupas na máquina




O exemplo mostra a flexibilidade do método e também a organização visual que ele pode proporcionar. Com algum tempo de aplicação do método, ao bater o olho nessa lista, é bem fácil identificar as informações mais relevantes do dia, o que foi feito, o que aconteceu, o que ainda falta fazer....


Finalizando o post de hoje...


Como você viu nesse post, o registro rápido e os marcadores são quase como o coração do método bullet journal: simples, práticos e personalizáveis. Eles transformam o caos das anotações do dia a dia em um sistema visual, funcional e fácil de revisar. O mais interessante é que, com o tempo, essa linguagem se torna parte do seu pensamento cotidiano, organizando a sua vida.


Em um próximo post, vou falar sobre outro elemento essencial proposto pelo método: as coleções. Elas são o espaço onde as ideias ganham forma, listas tomam corpo e projetos se organizam. Aguardem!



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