Resgatando o básico em um projeto de fotografia
- Michelle Leonhardt
- Jun 9, 2023
- 2 min read
E o primeiro projeto pessoal que pretendo tocar esse ano é sobre fotografia.
A fotografia na minha vida já teve lugar de destaque mas, com o tempo, foi ficando de lado. Me apaixonei por ela na minha fase jovem adulta, época de faculdade. Eu gostava de fotografar e ler a respeito. Lembro que eu amava de paixão editar fotografias e aprender sobre edição. Aí depois de um tempo eu tomei coragem e fiz um curso de fotografia básico. Investi numa máquina profissional também. Por algum tempo eu carregava a máquina para cima e para baixo, tirando fotos de eventos de família, tirando fotos de pessoas próximas. Só que tudo isso acabou ficando um pouco de lado pois veio a formatura, a vida profissional mais séria...
Outro dia, pensando sobre isso, resolvi tentar resgatar esse hobby aos pouquinhos e comprei um livro de fotografia que as resenhas diziam ser muito bom com o objetivo de relembrar muitas das coisas que eu sabia mas já esqueci.
E qual livro eu comprei?

A Bíblia da Fotografia: Tudo o que Você Precisa Saber para Fazer Fotos Perfeitas
Michael Freeman
Este livro traz toda a experiência do autor e está repleto de técnicas e desafios inspiradores. O texto segue uma estrutura de curso, quase da mesma maneira como se o leitor estivesse em um curso presencial ou a distância. É dividido em quatro seções (Exposição, Luz e iluminação, Composição e Processamento) que cobrem o básico para quem quer aprender e desenvolver suas habilidades na fotografia.
Escolhi esse livro porque, como a sinopse colada acima diz, ele apresenta a teoria, muitos exemplos e também desafios. Essa coisa dos desafios me motivou a criar um projeto individual de estudos onde eu pretendo ler e fazer os desafios propostos. Será que vai dar certo?
Decidi ir lendo o livro e fazendo os desafios com calma e pretendo compartilhar aqui os resultados dos desafios.
E você, gosta de fotografia? Conta aí.






Comments